Diretrizes de Macroestruturação Urbana para o Município de Santos e Projetos Estratégicos

Santos

LocalizaçãoSantos, Brasil
Ano2019

O trabalho para o município de Santos foi viabilizado por uma parceria com a Comunitas, dentro do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, tendo sido a Jaime Lerner Arquitetos Associados selecionada como parceira técnica. A liderança do projeto foi da Prefeitura Municipal, dentro do objetivo de construir uma visão de futuro para Santos 500 anos.

As diretrizes e projetos estratégicos foram estruturados em três temas principais: recuperação da área central, incluindo melhores conexões entre o Porto e a cidade; vocações para a área continental; e moradia popular.

As principais âncoras da renovação do centro são a região do Cais do Valongo, com a proposição de recuperação dos armazéns históricos, a reconexão com a linha d’água e a potencial transferência do terminal de cruzeiros; o Monte Serrat, referência da paisagem a partir da valorização de seu mirante e das oportunidades de conexão com a cidade por meio de suas escadarias; e o complexo do Mercado Municipal, Bacia das Catraias e a Moldura Cultural, que com sua paisagem única podem ser o emblema da valorização do centro como endereço de desejo de moradia e oportunidades econômicas. A qualificação das conexões, como o exemplo da Rua Modelo, o resgate dos canais históricos de drenagem como parques lineares, o incremento da oferta de transporte público e a integração de suas modalidades, a atualização da iluminação pública e do paisagismo se combinam para o Centro Velho, Centro Novo, Centro Vivo.

Na área continental, a valorização de seu potencial ambiental e econômico, a partir do patrimônio natural e edificado presente na Serra do Mar, no estuário e seus canais, comunidades ribeirinhas e elementos históricos; e do complexo portuário, industrial e logístico que é pujante na região.

A habitação, em um potencial programa batizado de “Morar Santos” trabalha as ocupações em palafitas, morros e cortiços em três vertentes: Morar Palafitas, Morar Encostas e Morar Centro, cada qual com seus elementos de manutenção e inovação, que buscam respeitar as particularidades de cada comunidade e avançar na melhoria de suas condições de vida e oportunidades de integração com a cidade formal.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jlaabr/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/jlaabr/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609