Ariadne dos Santos Daher

Sócia

SOBRE

Ariadne dos Santos Daher é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1999). Se especializou em Gestão Técnica do Meio Urbano na Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Université de Tecnologie de Compiègne/GTU Internacional (2001) e fez seu mestrado em Urban Development Planning na University College London – The Bartlett/DPU (2003), agraciada para tal com o Chevening Scholarship, do British Counsel/Foreign Commonwealth Office.

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2012 recebeu bolsa do International Council of Canadian Studies/DFAIT (Faculty Enrichment Program), para conhecer projetos de desenvolvimento urbano e ambiental nas cidades canadenses de Vancouver, Victoria, Ottawa, Toronto e Montreal. Foi agraciada ainda com o Fulbright Fellowship pela Fulbright Comission (USA) e com o Rio Tinto Award (UK) para projetos de sustentabilidade ambiental.

Em 2018 recebeu do governo australiano o Endeavour Executive Fellowship, com o convite para atuar como visiting lecturer na graduação e no mestrado na Melbourne School of Design, University of Melbourne. É doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Gestão Urbana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Sua experiência profissional em planejamento urbano e regional foi iniciada na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC (1998-2001), tendo feito parte da equipe que elaborou o novo Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e tendo participado da concepção e implementação do Sistema Integrado de Gestão e Proteção dos Mananciais de Abastecimento Público da RMC. Na sequência, participou da elaboração de planos diretores municipais na Vertrag Planejamento Urbano (2004-2005). Desde 2004 é professora das disciplinas de Projeto de Urbanismo e Projeto de Paisagismo na Universidade Tuiuti do Paraná desde 2004. 

Ariadne é hoje sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, onde trabalha desde 2006 em projetos para o setor público, iniciativa privada e terceiro setor que buscam contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos ambientes urbanos em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Canoas, Serra, Durango (México) e Santos. 

Sua atuação abrange a concepção e o desenvolvimento de projetos nas escalas regional (metropolitana), urbana e local nas áreas de estruturação urbana e projetos estratégicos, uso e ocupação do solo, áreas urbanas e rurais, sustentabilidade urbana-ambiental, áreas de conservação, reabilitação urbana, estratégias econômicas, mobilidade, patrimônio edificado e natural, espaços públicos, concepção de paisagem. Participa também das atividades do Instituto Jaime Lerner, tendo coordenado a parceria com a Cbic/Senai por “Uma Nova Cultura Urbana”.

CONTATO

Telefone : +55 41 2141 0700