Jaime Lerner

BIOGRAFIA

Jaime Lerner, nascido em Curitiba (1937), é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964.

Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, meio ambiente, cultura, programas sociais e em projetos urbanísticos.

Duas vezes governador do Estado do Paraná, realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infraestrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.

Pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos – UIA,  e Prêmio “Volvo Environment Prize 2004”.

Nos períodos que não ocupou cargos públicos, exerceu intensa atividade em arquitetura e urbanismo.

Desenvolveu planos urbanísticos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria internacional para cidades como Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Shangai (China), Havana (Cuba) e Seul (Coréia do Sul), e foi consultor em assuntos urbanos para as Nações Unidas.

Obteve vários prêmios de arquitetura: o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); Silver Medal no “International City Design Competition”, University of Wisconsin, EUA (1989), e vários prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, seções estadual e nacional, por projetos e obras em arquitetura e urbanismo. Em 2007 recebeu da XI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires o prêmio conjunto pela urbanização Pedra Branca; e em 2009 o Prêmio Brasil Olímpico, agraciado pelo Comitê de Candidatura Rio 16, pela participação no desenvolvimento do Projeto BRT e por serviços de consultoria à cidade do Rio de Janeiro relativos a sua candidatura a sede olímpica.

Proferiu importantes conferências internacionais, tais como no International Green Forum, Osaka, Japão (1986); na New York Academy of Sciences (1986); no Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos – UIA, Chicago, EUA (1993), na 53ª Conferência Anual das Nações Unidas (2000) e na Clinton Global Initiative (2006).

Nesse mesmo ano foi convidado a participar da exposição “Leonardo da Vinci: Men Inventor, Genius – seção Modern-Day Leonardos”, no Science and Industry Museum de Chicago, EUA; e na 8ª Bienal Internacional de Arquitectura de Santo Domingo, República Dominicana. Proferiu palestra principais no evento TED – Ideas Worth Spreading em Monterrey, California in 2007, no Ecocity World Summit em San Francisco, California e na Conferência Urban Age Conference Sao Paulo em 2008, na Mane Expo Madrid, Spain, em 2009, e no World’s Cities Summit in 2010. Em 2011, contribuiu no evento The Ideas Economy, Intelligent Infrastructure, promovido pelo The Economist em Nova Iorque e no Advanced Leadership Initiative – Revitalizing Cities Think Thank da Universidade de Harvard, EUA.

No campo da educação, foi professor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, e professor convidado e conferencista nas universidades americanas de Berkeley (Califórnia), Cincinnati, Columbia (NY), e na universidade japonesa de Osaka, além de conduzir seminários em diversos países como Colômbia, Porto Rico, Espanha, Reino Unido, Japão, EUA e China.

Em 2002 foi eleito, para um mandato de 3 anos, presidente da União Internacional de Arquitetos – UIA, tendo como principal plataforma o programa “Celebração das Cidades”, que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades.

Desde 2003, preside a empresa Jaime Lerner Arquitetos Associados, que tem a proposta de oferecer novas visões e projetos estratégicos para as cidades, tanto para o poder público como para a iniciativa privada. Tem desenvolvido planos e projetos para cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Recife, Joinville, Cuiabá, São Caetano do Sul, Campinas, David (Panamá), Oaxaca, Durango e a região de Sinaloa (México), Luanda (Angola), além de diversos projetos para o setor privado. Preside também o Instituto Jaime Lerner, entidade sem fins lucrativos que tem como missão a difusão de idéias, conceitos e inovações urbanas.

Em 2010, Jaime Lerner foi relacionado entre os 25 pensadores mais influentes do mundo pela Time Magazine, e recebeu a Medalha de Urbanismo da L’Académie D’Architecture (França). Em 2011, em reconhecimento por sua liderança, visão e contribuição no campo da mobilidade urbana sustentável, ele recebeu o prêmio Leadership in Transport Award, agraciado pelo International Transport Forum at the OECD. Em 2013 recebeu da Associação Comercial do Paraná a Comenda Barão do Serro Azul, como grande personalidade paranaense e urbanista de reconhecimento mundial. Em 2015 inaugurou no Museu Oscar Niemeyer a mostra Das Vozes da Cidade, contemplando seus 50 anos de trajetória profissional na arquitetura e urbanismo.

Prefeito de Curitiba

Saiba Mais

Governador do Paraná

Saiba Mais

Saiba Mais

Saiba Mais

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Telefone : 55 (41) 2141 0700
Email : contato@jaimelerner.com